SEJA UM ASSOCIADO
É FÁCIL.
É ACESSÍVEL.
É AMIC.
nov
13

69 anos de Cascavel: ‘terra fértil para o empreendedorismo’, destaca AMIC

Cascavel completa 69 anos de fundação amanhã, dia 14/11. Em quase 7 décadas, a cidade passou por vários ciclos socioeconômicos que a alavancaram para o patamar atual de polo regional, principalmente na área de prestação de serviços. A AMIC Paraná (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná), presente há 36 anos na cidade, acompanha o progresso do Município e contribuiu para muitos dos avanços que foram conquistados.

Dados recentes do programa de Retomada Econômica de Cascavel apontam a existência de 46.796 CNPJs (Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas) ativos na cidade. Desse total, 89% é de micro e pequenas empresas. “As micro e pequenas empresas têm participação direta e ativa na economia da cidade. É muito interessante ver os dados comprovando a importância desse setor e a relevância de serviços e comércio nesse sentido”, aponta o presidente da AMIC, Sandro Luís Viapiana.

Para a Instituição, os índices atuais comprovam exatamente que Cascavel se tornou uma terra fértil para o empreendedorismo. “Nós temos boas conjunturas na nossa cidade, que fazem esse local ser especial para quem quer empreender, principalmente o micro e pequeno. Temos que citar o perfil do morador de nossa cidade, um perfil arrojado, comprometido e que, ao iniciar a caminhada de empreendedor, carrega esse escopo de habilidades e competências frutífero para os negócios”, destaca Viapiana.

Recentemente, a AMIC desenvolveu o projeto “Nossa voz nas Eleições”, em que interagiu de forma inovadora e proativa com o processo eleitoral municipal. Foram sabatinados cinco candidatos a prefeito mais bem cotados em pesquisa registrada na Justiça Eleitoral, o que permitiu para o setor empresarial perceber que a terra fértil, pode produzir ainda mais empreendedorismo, com políticas públicas adequadas e realmente preocupadas em potencializar o setor empresarial.

“Com 69 anos, Cascavel atingiu uma envergadura de respeito, em vários sentidos e, nós, entidade representativa do setor produtivo, percebemos que há muito mais a ser alcançado. Muitos dos méritos são únicos e exclusivos do empresário. Falta o poder público se conscientizar de verdade sobre a importância de políticas sérias, criando caminhos seguros para o desenvolvimento econômico. Podemos ter uma terra ainda mais fértil para o empreendedorismo”, completa o presidente da AMIC, lembrando que se tornou inconcebível a máxima do “privatizar o lucro e socializar o prejuízo”. 

Além do projeto “Nossa voz nas Eleições’, que terá desdobramentos, no sentido de uma participação cada vez mais efetiva da AMIC nos pleitos municipais dos micro e pequenos empresários, a Instituição se orgulha de oferecer benefícios e serviços que estimulam o desenvolvimento da cidade, colaborando para que a história do Município seja cada vez mais repleta de bons indicadores e de bem-estar social. 

Entre os serviços oferecidos estão: consultorias gratuitas para micro e pequenos empresários em diversas áreas; convênio de saúde; convênio PET; Consulta ao Crédito; Certificado Digital; Seguro de Vida; Cartão de Benefícios e Assistência Jurídica. “Oferecendo um leque completo de apoio ao micro e pequeno empresário, a AMIC entende estar cumprindo com o seu papel institucional. Além disso, estamos focados na adequada representatividade dos nossos associados e do setor empresarial em geral, em tudo aquilo que for de interesse comum. Queremos continuar contribuindo para que, ano a ano, Cascavel tenha motivos para comemorar”, finaliza Sandro Viapiana.

Foto: Secom