SEJA UM ASSOCIADO
É FÁCIL.
É ACESSÍVEL.
É AMIC.
nov
19

Black Friday 2020 promete impulsionar vendas do comércio no Brasil

A Black Friday (sexta-feira negra, em inglês) é uma das principais datas para o comércio varejista no mundo todo. Durante este dia e no período que antecede a data, milhares de consumidores aproveitam as promoções oferecidas pelas lojas físicas e online para realizar suas compras. 

Neste ano, mesmo diante da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) que afetou drasticamente a economia mundial, as expectativas para a data se mantêm positivas, devendo ultrapassar até mesmo as vendas do ano passado, segundo especialistas.   

A consultora do Sebrae/PR, Danieli Doneda, comenta que a Black Friday é a data mais esperada do ano pelo comércio varejista. “Os consumidores estão cada vez mais preparados para a Black Friday. Pesquisam marcas, preços, produtos e realmente sabem o que querem comprar, seja em loja física ou na online. Muitos deles se planejam ao longo dos meses, esperando os descontos e promoções que a data oferece”, explica.

Além de uma data histórica para o comércio, a Black Friday é uma oportunidade para os empresários dar fluidez ao estoque das mercadorias, muitos deles parados devido a pandemia.  Para isso, de acordo com a consultora do Sebrae/PR, é fundamental que os comerciantes conheçam seus clientes. 

“Saber por exemplo, qual é o perfil do cliente, qual a disposição para compra e o que ele procura são determinantes para dizer se o esforço em participar da Black Friday valerá ou não a pena. Quanto antes os comerciantes publicarem em suas mídias as mercadorias nas promoções, mais sucesso eles terão nas vendas. Assim os clientes poderão acumular experiências positivas e retornar a comprar daquela determinada loja ou site”, acrescenta.

O presidente da AMIC Paraná (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná) Sandro Luis Viapiana, reforça que os empresários devem estar preparados para atender as demandas dos clientes na Black Friday. “Essa data é uma oportunidade dos empresários reconquistarem clientes com ofertas, descontos e promoções imbatíveis. Para isso é necessário preparação e jogo de cintura para alcançarem um resultado positivo nas vendas”, ressalta o presidente.

A Black Friday ocorrerá no dia 27 de novembro, última sexta-feira do mês.

Imagem: Reprodução O Regional