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out
09

Como usar o Google Meu Negócio para melhorar presença na internet

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que possibilita o gerenciamento da presença online no Google. Funcionando como uma espécie de vitrine virtual, as ferramentas garantem melhores posições nas pesquisas do site, além de marcar presença no GPS. Além de ser gratuito, facilita o acesso às informações sobre  empresas, conectando negócios aos seus consumidores e potenciais clientes.

Lançado em 2014, o Google Meu Negócio permite a comunicação entre empresas e clientes em um espaço de perguntas e respostas e os empreendedores possuem a possibilidade de passar aos usuários informações como endereço, telefone, horários de funcionamento e pico de atendimento, notas sobre os produtos ou serviços, eventos futuros no estabelecimento… Ou seja, tudo que seu cliente precisa saber.

Qual a importância de usar a plataforma?

Ter presença online já passou de diferencial para obrigação dos empreendedores. É praticamente impossível fazer um empreendimento prosperar sem usar os meios digitais de divulgação e comunicação. E, entre todas as ferramentas existentes de pesquisa online, o Google é a mais utilizada no mundo todo. Por isso, estar presente na base de dados do Google garante a presença necessária ao seu negócio.

Estar no Google Meu Negócio também passa maior confiabilidade aos clientes. Estudos apontam que 8 em cada 10 pessoas usam o Google para buscar informações sobre as empresas. Além disso, dados de uma pesquisa da Oxera apontam que "empresas que confirmam as informações com o Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores".

Outra vantagem é a facilidade de mensurar resultados. A plataforma permite que os donos do negócio acessem informações de como os clientes pesquisam a empresa e de onde eles são, de quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa usando o telefone exibido na conta, de quantos pedidos de rota foram feitos e quantos cliques o site teve.  Ainda há a possibilidade de interagir com os clientes, respondendo a comentários e compartilhando fotos tiradas por eles.

Alimentando o Google

Após estar conectado com a rede, é possível que os consumidores comentem sobre sua empresa, façam avaliações, recomendações e críticas. O engajamento fruto dessas relações, faz o vínculo entre cliente e fornecedor se fortalecer. Porém, para garantir essa interação, você precisa alimentar a rede! De nada adianta ter a conta na plataforma e não atualizar.

Por meio do Google Meu Negócio, você tem acesso a uma ferramenta de postagens. Essas postagens podem ser feitas em formato de textos, vídeos, imagens e eventos, contudo, esses conteúdos publicados só ficarão ativos por uma semana. Sendo assim, é necessário que você sempre mantenha o seu perfil atualizado com novas informações para os usuários. Manter a frequência das informações é extremamente importante, pois, uma informação errada sobre o horário de funcionamento, por exemplo, pode danificar o vínculo cliente-fornecedor.

Um espaço próprio no Google

Além de todas as interações, o empresário pode criar um site dentro do Google em poucos cliques. A página criada vai incorporar o mapa do Google Maps, destacar as informações de contato e funcionamento e pode ser facilmente gerenciada em seu perfil do Google Meu Negócio. A plataforma também é automaticamente compatível com dispositivos móveis.

Esse montante de informações e funcionalidades compõem a representação online do empreendimento e com esse trabalho sendo executado de maneira eficaz, o empresário ganha destaque entre seus concorrentes.

Concluindo, o Google Meu Negócio é uma das principais aliadas da presença na internet de empresários, representando baixíssimo custo e uma série de benefícios. Apesar de não ser a única plataforma disponível, ela se mostra extremamente eficaz na procura direta por bens e serviços auxiliando empreendimentos de todos os portes a se conectar com seus clientes.

 

Ficou com alguma dúvida?! Entre em contato conosco. No Conecta AMIC, por exemplo, temos consultorias gratuitas disponíveis para ajudar você a melhorar a sua presença online e, por consequência, a comunicação com o seu público.