SEJA UM ASSOCIADO
É FÁCIL.
É ACESSÍVEL.
É AMIC.
fev
11

Empresa leva apenas 11h44min para ser aberta em Cascavel

As ferramentas de desburocratização criadas nos últimos quatro anos, levaram Cascavel a ser uma das cidades mais rápidas do Brasil para abrir uma empresa. Os dados são do Painel Mapa das Empresas, do Ministério da Economia, que mostram que, em média, o empreendedor consegue abrir uma empresa em 11h44 em Cascavel.

O tempo é a soma do prazo de viabilidade (2h20) e registro (9,24). A viabilidade é a autorização de exercer a atividade no local pretendido e o registro na Junta Comercial é a etapa de obtenção do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Cascavel é a 7ª cidade mais rápida do Brasil em termos de viabilidade. Os dados fazem referência ao terceiro quadrimestre de 2020. O tempo é bem melhor do que a velocidade média do Brasil, de 2 dias e 13 hora, e do Paraná, que tem média de 1 dia e 6 horas.

Os números refletem as ações desenvolvidas pelo Município de Cascavel, consolidando a RedeSim, que permite a abertura de uma empresa praticamente de forma imediata e 100% online.

Santa Fé do Sul (SP), com 3 horas e 24 minutos, é a cidade mais rápida do país para abrir empresas.

Desburocratização

Hoje, o contador  poder abrir a empresa, gerar um CNPJ, encaminhar todos os documentos e ter todas as licenças sem imprimir um documento sequer. Isso tudo completamente vinculado ao Corpo de Bombeiros, Receita Estadual, Receita Federal e outros órgãos.

“Cascavel vive um novo momento e o poder público precisa criar ferramentas que promovam o desenvolvimento e empreendedorismo. Programas como o Aprova Digital, Alvará Fácil e o Habite-se foram criados justamente para facilitar a vida do empreendedor. O poder público tem que ir à frente, ir ao encontro, facilitar a vida das pessoas, tirar a burocracia, dar oportunidades de geração de emprego e de renda a micro, pequenas, médias e grandes empresas”, afirma o prefeito Leonaldo Paranhos.

O texto e foto são da SECOM.