SEJA UM ASSOCIADO
É FÁCIL.
É ACESSÍVEL.
É AMIC.
jul
23

Gestão dos colaboradores em Home Office

Com a pandemia do novo coronavírus, novas formas de trabalho se mostram necessárias para que os empreendedores se adaptem à crise econômica e de gestão que surgiu. Nas últimas semanas, muitos municípios já liberaram o funcionamento de muitas atividades, no entanto, algumas empresas continuam no formato de homee office, que tem ganhado ainda mais força. Nesse cenário, um modelo já existente e em crescimento, o trabalho remoto ou Home Office, ganhou muita força. Grandes frações ou mesmo equipes inteiras agora trabalham em casa, seguindo as recomendações de distanciamento social.

Contudo, muitas empresas e seus líderes, não estavam prontas para essa transição e dúvidas acerca da produtividade, assertividade e empenho surgiram em meio a rotina do novo normal. Pensando nisso, a AMIC preparou dicas para empreendedores sobre liderança e gestão à distância.

 

1. Definir objetivos

Os colaboradores precisam da clareza por parte do líder com relação ao que se espera nesse momento. Buscando realismo, escolha tarefas que são alcançáveis e com recorte de tempo justo. É necessário estabelecer um acordo de comprometimento entre as partes em que o foco seja sempre o resultado, e não o controle.

  

2. Prover recursos

Oferecer apoio ao colaborador é parte importante do processo. Seja com a tecnologia necessária para o desempenho da função até nas conversas com os gestores e outros especialistas disponíveis. O colaborador precisa saber que tem a quem recorrer.

  

3. Estabelecer cronogramas

Por meio de sistemas de organização digital ou mesmo um checklist bem produzido, deve-se gerir quais demandas o funcionário precisa cumprir e o prazo para tal. É muito mais fácil e eficaz acompanhar uma lista e o conteúdo dela, do que entrar em contato o tempo todo correndo o risco de ser um dos motivos de distração. 

 

4. Comunicar assertivamente

Defina em quais canais e de que forma a comunicação da equipe será feita. Estabeleça datas e horários para conversas exclusivas com cada membro e também reuniões gerais. Evite convocações de surpresa: elas geram preocupação desnecessária. Faça com que reuniões sejam objetivas, mas exercite a escuta ativa e aproveite esses momentos para saber quais as preocupações e dificuldades do seu time.

 

5. Comemore conquistas

Nos momentos em que seu time terminar tarefas importantes, não deixe esse êxito passar despercebido. Desde um agradecimento até presentear seus colaboradores com uma entrega especial – é importante que a equipe celebre as vitórias. Essas atitudes mantém a moral dentro da empresa, auxiliam na produtividade e no senso de pertencimento dos colaboradores.

 

À primeira vista, gerir pessoas em Home Office pode parecer apenas um desafio. Mas as possibilidades que essa modalidade ascendente de trabalho vem trazendo para o mundo dos negócios é animadora e é necessário compreender que mesmo com grandes distâncias separando líderes de suas equipes, a confiança é um conector universal.

 

 

Crédito da foto: Business photo created by master1305 - www.freepik.com