Caminho Terra do Sol UMA PEREGRINAÇÃO PELA REGIÃO OESTE DO PARANÁ 10 a 13 de outubro

Caminho Terra do Sol

uma peregrinação pela região oeste do Paraná

O trajeto é realizado em quatro dias, com uma média de 30 quilômetros ao dia, rumo a Terra do Sol e ao encontro das águas

A caminhada tem como ponto de saída o monumento de largada do Caminho em frente ao campus da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e chegada ao município de Boa Vista da Aparecida. Os peregrinos recebem em determinados pontos kits de alimentação, que contemplam uma fruta e uma garrafa de água, por meio do carro de apoio da Amic. Os participantes encontram pelo trajeto desde travessia de rio até a subida de morros, pernoitando em pontos de apoio, mas, é claro, tendo como pano de fundo a natureza.

Essa caminhada rumo à peregrinação é inspirada no famoso percurso de Santiago de Compostela, que acontece na Espanha e foi idealizado há três anos pelo presidente da Amic, Celso Bevilacqua, que, inclusive, participou de duas edições do trajeto de Compostela, sendo que em 2009 percorreu um caminho um pouco maior em relação ao original e chegou a marca de 1 mil km.

“Por que caminhamos? Para chegar a algum lugar. Para encontrarmos respostas.
Para meditar. Para agradecer. Para viver bem”

Peregrinar no Caminho Terra do Sol é uma chance de superar limites e desafios, tudo isso, é claro, aliado ao contato com a natureza, que levam os peregrinos a conhecer novas paisagens, novos lugares, criar novos laços de amizades e conhecer a si mesmo, numa imersão espiritual de autodescobrimento.

O Caminho Terra do Sol figura no Calendário Municipal e Calendário Estadual de Eventos do Paraná, sendo, portanto, um calendário permanente.

Conheça o Trajeto

Trajeto

O trajeto tem aproximadamente 110 Km, saindo de Cascavel com chegada em Boa Vista da Aparecida.

1º DIA

06h00 – Largada da Unioeste, caminhada de 16 km até o distrito de São Salvador para o lanche, continuando o percurso de 24,3 km até a parada em Linha Velha, com destino final, para jantar e repouso – barracão de festas da Comunidade de Linha Velha.

CONDIÇÕES DO AMBIENTE
Grande parte do percurso estrada de chão e paralelepípedo.

2º DIA

Café da manhã e logo em seguida a saída, percorrendo o trajeto até chegar a travessia do rio Tormenta. Depois de subir o morro da fazenda Zanatta (completando 50,6km), realiza-se uma parada para lanche. Logo após, segue destino ao salão comunitário do distrito de Juvinópolis, onde finaliza para repouso e jantar. Neste ponto da caminhada, o percurso chega a 54,7 km.

CONDIÇÕES DO AMBIENTE
Percurso de estrada de chão, com travessia no rio, muita subida.

3º DIA

Café da manhã e saída de Juvinópolis percorrendo o trajeto até a primeira parada para o lanche em Água Fria. Caminha-se com destino ao hotel para repouso e janta, chegando ao fim do dia com 96 km do percurso completado.

CONDIÇÕES DO AMBIENTE
Percurso estrada de chão paralelo a estrada de chão.

4º DIA

Último dia, café da manhã – saída do hotel para o final da caminhada com destino as Marinas de Boa Vista da Aparecida para encerramento com almoço festivo, completando o total de 110km da caminhada.

CONDIÇÕES DO AMBIENTE
Asfalto e paralelepípedo.

Veja o vídeo do trajeto
RECOMENDAÇÕES

A edição da caminhada do mês de outubro é destinada a pessoas com experiência em percursos de longa distância, com bom condicionamento físico, preparadas a possíveis mudanças climáticas. O caminho terra do sol conta com percurso com subidas descidas, atravessa de rio, estrada de chão e paralelepípedo.

Checklist

Itens obrigatórios para caminhada

Preste atenção aos itens necessários para garantir uma caminhada tranquila. Confira a check-list abaixo

  • Levar roupas para os 4 dias da caminhada;
  • Capa de chuva que cubra também a mochila;
  • Chinelo
  • Material de higiene pessoal (sabonete; creme, escova e fio dental; papel higiênico, etc.);
  • Primeiros socorros (esparadrapo, pomada contra assadura, anti-séptico, etc);
  • Canivete
  • Toalha (de preferência tipo fralda de pano);
  • Agulha e linha (para drenar bolhas que possam se formar nos pés);
  • Cajado: serve de apoio e defesa contra animais hostis;
  • Levar 2 pares de tênis (devido a travessia do rio)
  • Chapéu: de pano com abas, tipo pescador;
  • Água: levar apenas o que for consumir em cada trecho;
  • Protetor solar e repelente contra insetos.
  • Recomenda-se levar algumas frutas, barras de cereais, etc.
  • Saco de dormir ou colchão.
  • Barraca (caso prefira)
  • OBSERVAÇÃO: todos os materiais que não foram utilizados na caminhada (como colchões, travesseiros, cobertores, barracas, etc) serão transportados

Inscrição

Preencha o formulário abaixo

Meus Dados

Dados Residenciais

Dados Comerciais

Declaro que:

  • Participo do evento Caminho Terra do Sol, por livre e espontânea vontade, isentando de qualquer responsabilidade os Organizadores, Patrocinadores e Realizadores, em meu nome e de meus sucessores;
  • Estou ciente de meu estado de saúde e de estar capacitado (a) para a participação do evento, gozando de saúde perfeita e de haver treinado adequadamente para realizar a caminhada;
  • Por este instrumento, cedo todos os direitos de utilização de minha imagem renunciando ao recebimento de quaisquer rendas que vierem a ser auferidas com materiais de divulgação, campanhas, informações, transmissão de tv, clipes, reapresentações, materiais jornalísticos, promoções comerciais, licenciamentos e fotos, a qualquer tempo, local ou meio e mídia atualmente disponíveis ou que venham a ser implementadas no mercado para este e outros eventos;
  • Assumo com as despesas oriundas de hospedagem no hotel de Boa Vista da Aparecida;
    Contato dos Hotéis para reserva:
    - Hotel Zuco 45 3287 1365 – Sandro
    - Hotel Plaza Hotel 45 3287 1095 – Luly
    - Hotel Salto Caxias 45 3287 1201 – Eduardo
  • Declaro estar ciente de todo o teor do regulamento da prova, bem como de meus direitos e obrigações dentro do evento;
  • Declaro estar ciente a taxa de inscrição é no valor de R$ 330,00, a qual engloba alimentação e água nos dias do evento;
  • Estou ciente que, todos os serviços estarão disponíveis somente após o efetivo pagamento da taxa de inscrição e que é de responsabilidade do participante inscrito acompanhar as comunicações enviadas por e-mail ao seu endereço eletrônico cadastrado, bem como acessar o site do evento para verificar possíveis modificações deste regulamento, notícias e informações sobre a disponibilização dos serviços e/ou cortesias para sua participação no evento.

AO CLICAR EM CADASTRAR, VOCÊ CONCORDA COM OS NOSSOS TERMOS DE USO.